Passageiros poderão reclamar de serviços aéreos por meio de um app

BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados vai abrir em janeiro mais um canal para os brasileiros reclamarem dos serviços de aviação. Pelo aplicativo para smartphones “De Olho nos Voos”, já em fase final de desenvolvimento, os passageiros poderão contar problemas específicos com aeroportos e companhias aéreas, detalhando a sua experiência pessoal.

O aplicativo também vai oferecer rankings de aeroportos e companhias aéreas mais reclamados, destacando o perfil dos problemas dos passageiros, que deverão indicar seus nomes e emails para registrar as críticas. A inserção de uma informação no aplicativo, porém, não retira a necessidade de os passageiros apresentarem reclamações formais ??s empresas ou a outras autoridades, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para terem seus problemas resolvidos individualmente.

Segundo o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Comissão de Viação e Transportes, de onde partiu o projeto do “De Olho nos Voos??? os parlamentares usarão as informações do aplicativo para desenvolver políticas públicas para o setor e cobrar providências do governo e da própria Anac em relação a problemas recorrentes enfrentados pelos passageiros.

De acordo com o deputado, os parlamentares também poderão contar com informações sobre a situação dos voos em tempo real, o que pode auxiliar em uma ação mais rápida da Câmara na defesa dos interesses dos cidadãos. A Comissão avalia criar, no futuro, um aplicativo similar para receber reclamações de usuários de ônibus interestaduais.

Fonte: O Globo – Online. Retirado do Site: www.portaldoconsumidor.com.br. Acessado em 16/01/2014.

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