A TAM acaba de lançar uma ferramenta que permite ao passageiro fazer o check-in pela internet no momento da compra da passagem. Até agora, esse procedimento só podia ser feito 72 horas antes do horário do voo e era necessário acessar a web uma segunda vez, após o recebimento por email ou SMS de uma notificação da companhia de que o check-in estava aberto.
Com a novidade, a TAM espera agilizar o processo de embarque, evitando filas no saguão dos aeroportos. O procedimento também se insere na política de maior eficiência de custos adotada pela empresa. A aérea afirma, porém, que não pretende reduzir o número de posições de check-in.
O novo sistema funciona assim: após a última tela de confirmação da compra do bilhete aéreo no site da companhia, o cliente será convidado a fazer o chamado check-in automático. Para isso, basta informar dados como o localizador ou o número do bilhete eletrônico ou cartão de fidelização, nacionalidade, documento utilizado na viagem e contato de emergência.
Como uma passagem pode ser comprada com um ano de antecedência, o check-in também pode ser feito dentro do mesmo prazo. A diferença é que o cartão de embarque será enviado por email ou SMS até 72 horas antes do voo. Aí, é só imprimir o bilhete e apresentá-lo diretamente no portão de embarque. Quem tiver mala para despachar, deve se dirigir primeiro a um balcão específico para despacho de malas nos aeroportos.
???Nosso objetivo é melhorar a vida do cliente. A estrutura que temos hoje nos aeroportos não suporta grande crescimento. Como o check-in automático tornamos o embarque mais fluido para o passageiro e evitamos filas ???afirma Rodrigo Trevizan, diretor de vendas da TAM, sem revelar quando a companhia investiu para unificar os procedimentos de compra de bilhetes online e chek-in.
Por enquanto, a novidade está disponível apenas para voos domésticos. Futuramente, o procedimento poderá ser estendido a voos internacionais. A TAM também pretende aprimorar as compras feitas por meio do celular. Hoje, elas são possíveis apenas para os smartphones que usam o sistema iOS, os iPhones. Daqui a três ou quatro meses, estarão disponíveis para os usuários do Android.
Com esses investimentos em tecnologia, Trevizan estima que o check-in remoto, seja por meio da internet, do celular ou dos totens de atendimento representem 60% a 70% dos procedimentos.
Empresas investem em check-in para celular
Outras companhias aéreas também têm investido no check-in remoto. A Gol oferece o check-in online com antecedência de até sete meses ao horário do voo e somente para rotas domésticas, como sua principal rival. No quesito celular, está mais adiantada que a TAM. Tantos os usuários do sistema iOS como os do Android podem fazer o procedimento pelo celular. No último ano a Gol dobrou o número de totens de autoatendimento nos aeroportos e hoje possui de 205 máquinas distribuídas em 21 bases. Segundo a companhia, 54% dos clientes recorrem ao check-in remoto.
Na Azul, o check-in pela internet pode ser feito entre 48 horas a 90 minutos antes do voo. Quem tem iPhone já pode usar o aparelho para fazer o procedimento. Ainda neste semestre, a aérea promete estender a facilidade para os usuários do Android. Há ainda totens de autoatendimento nos aeroportos. Segundo a companhia, mais de 50% dos passageiros usam algum dos três canais do check-in remoto. Na Avianca, é possível fazer o check-in pela internet ou pelos totens.
Fonte: O Globo Online – 09/01/2014. Retirado do site: www.endividado.com.br. Acessado em 21/01/2014.